Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

9 de janeiro de 2013

Coincidências que se repetem

Depois de terminar o Cândido de Voltaire, que recomendo a toda a gente que se interessa por a fenomenologia do quotidiano e pelo pensamento das pessoas, parto em direcção a outras paragens.
Ao ler Voltaire ficamos impressionados como a sociedade e as pessoas, na sua génese, não mudaram praticamente nada nos últimos 250 anos. Chega a ser penoso constatar que alguns dos maiores problemas da sociedade da época sejam exactamente os mesmos com que nos debatemos actualmente. A actualidade inexorável de um livro escrito em 1758 é directamente proporcional à genialidade do seu autor. Voltaire, mais do que um escritor, foi um espectador astuto dos lugares, das sociedades e das pessoas. Percebeu, quase sem erros, o pensamento e a forma de agir dos seres humanos, o que as move, as vontades, os problemas, a forma como definem prioridades. É deveras intrigante ler um livro com mais de 250 anos e ver reflectido nele tanto de real e actual.
Termina assim:
“Tudo isso está muito bem, mas devemos cultivar o nosso jardim.”.
Voltando às coincidências de que falo no título, terminado o Cândido, um Falador me chamou, convidando-me (sim, às vezes os livros chamam-nos) a ir até ao peru. E pensei – porque não? Vamos lá.
Constato, hoje, que também em Janeiro do ano passado viajei para essas partes do globo. Curiosamente com o mesmo guia.
Assim, desde ontem que me encontro no país dos Incas, ali por zonas entre Lima e a Amazónia indígena.
O encanto é o mesmo, a escrita é deliciosamente perniciosa e mais uma vez agradeço a Llosa a sua existência e os momentos que me tem proporcionado. Ficarei nos próximos dias a ouvir O Falador.

1 comentário:

  1. “Tudo isso está muito bem, mas devemos cultivar o nosso jardim.”
    Até com o final o Voltaire continua actualizadíssimo!!! Temos de cultivar o nosso jardim todos os dia!!!
    Fiquei com vontade de ler Voltaire!!

    Encontras-te muito bem situado por estes dias!!!

    Adoro coincidências!!

    ResponderEliminar

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.