Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

12 de janeiro de 2012

Falando de Bola

Numa análise pessoal ao jogo de ontem, diria inicialmente o seguinte: Polga, Domingos, Bojinov e João Pereira, por esta ordem, foram o quarteto mais fraco do Sporting de ontem.
1) Quanto a Polga não é preciso dizer muito mais do que referir que não tem qualidade e competência para jogar no Sporting desde há 4 anos.
2) Quanto a Domingos há muito a dizer, desde as escolhas do 11, passando pelas substituiçãos, nuances tácticas e conferência de imprensa. Tudo junto faz com que tenha sido o pior elemento do Sporting só suplantado por Polga. Começando pelo 11: 2 erros ridículos, qualquer jogador que não esteja em condições físicas para jogar 90min não pode jogar de início porque isso é queimar uma substituição, este foi o primeiro erro. Depois, colocar Matias à direita é de um líder fraco e sem personalidade, que admite que Matias é imprescindível à equipa mas não tem a coragem de assumir uma alteração táctica ao modelo de jogo que tem vindo a implementar (passar de 4x3x3 para 4x2x3x1 como jogou na 2a parte). Por último tirar Renato Neto a 3 minutos do intervalo é absurdo e demonstra que como condutor de homens Domingos deixa muito a desejar, esperava pelo intervalo explicava as razões e fazia a substituição, até porque dos 3 do meio campo naquele momento Renato Neto estava a ser o melhor. Outro erro crasso de Domingos foi insistir durante 25 min em Capel na esquerda e Carrillo na direita, não houve um único cruzamento de perigo de Capel (é verdade que expulsou um jogador do nacional, mas também poderia ter expulsado o defesa direito) por um simples razão, sempre que cruzava era com o pé esquerdo, ou seja tinha que derivar para o centro, ora assim é facil para quem defesa, porque o cruzamento vem de frente para a defesa. Mais estranho e curioso foi o facto de Carrillo ter jogado os últimos 10min sempre mais atrás que Insua. Ou seja parece que Domingos formatou a ideia de que Insua nos últimos 10min tem que ir para frente, como desta vez não podia por o Evaldo, trocou-o com Carrillo. O que é no mínimo cómico.
3) Bojinov não tem condições físicas e técnicas para jogar no Sporting. Não é para mim um bode expiatório, mas há que assumi-lo com frontalidade. O rapaz não tem condições para jogar. Talvez seja melhor fazer um trabalho físico específico para ver se na próxima época consegue estar em condições.
4) João Pereira fez o pior jogo da época. Só fez um cruzamento, fez várias faltas, passou o tempo a discutir com os árbitros (quando é que um árbitro ganha coragem para o expulsar por palavras? pode ser que aprendesse alguma coisa), deu o flanco aos adversários, perdeu bolas infantis (Rondon podia ter feito o 3-1). Sinceramente espero que seja o titular da selecção no europeu e que o vendam.
De resto, fisicamente a equipa está mal, consequência da sobrecarga de esforço e do reduzido plantel durante os meses de Novembro e Dezembro. É urgente que Domingos perceba que Schaars tem que jogar a 6 e Elias tem que jogar ao lado dele, não como 8, mas ao lado de Schaars, obviamente com mais liberdade (verdadeiro box to box). Tem que ser Schaars a assumir a saída de bola do Sporting. E Matias tem que jogar à frente deles 2 como 10 clássico. Urgente também é tirar Polga da equipa.


P.s. Começo a desconfiar que Domingos tem na asnice mais uma das suas características.

2 comentários:

  1. Bem... com menos palavras mas quase um papel quimico daquilo que eu já havia escrito no site sportingapoio.com! Só não concordo com a parte do Polga, acho que não é suficientemente bom para um clube com a grandeza do Sporting mas também acho que não é assim tão mau. O erro dele no jogo com o Nacional é para mim também culpa do Domingos, pois como referes, ninguém vem buscar o jogo atrás e lá tem de ir o Polga tentar uma aventura e depois quem se queima é ele! O Rodriguez é melhor? Pois no jogo seguinte substituiu o polga e fez o mesmo erro, perdeu a bola... não será também da táctica? Ou são os dois péssimos? Mas como é obvio, saudades tenho eu da dupla André Cruz (liderança e livres) e Phill Babb (Velocidade e dobras).
    A opção do Matias à direita é como referes, cómica e falta de tomates para o meter a Nº 10 abdicando de um outro dos outros médios! Epah, sei que muitos me irão apedrejar, mas eu acho que faz mais falta o Matias a 10 como se viu com o Braga (foi o melhor) do que por exemplo o Schaars em qualquer lado do campo. Com Rinaudo, jogava também com o Elias e o Matias. É a minha opinião. Éque como referes, o Elias é um box-to-box mas eu com as tácticas do domingos nem sei em que posição ele anda a jogar. Essa do Insua na frente com o evaldo por trás e o carrillo... é melhor nem comentar para não dizer palavrões. Será que o Domingos não sabe mais ou será mais um enviado como o JEB e Costinha para destruir aquilo tudo? E neste ano até dá jeito, pois com o investimento que o SCP fez se não fica pelo menos em 3º, és um murro no estômago. Além disso sempre fui da opinião que pelo sim pelo não, o melhor é nunca contratar alguem com uma ligação tão forte a outro rival, como é a do Domingos com o Porto, que no passado já havia faltado à palavra com o Sporting para assinar com o Porto. É que assim pelo menos evitava que o pessoal desconfiasse de outras manobras...
    PS.: O que me deixa triste é ver Sportinguistas conformados e sempre com a mesma desculpa de a equipa ser nova. E que temos é de apoiar e blá blá blá! E exigir? Ninguem o faz?
    Quanto à equipa ser nova, lembro que o benfica com o setubal alinhou apenas com 3 jogadores da época passada no 11 titular e ganhou 4-1. 8 caras novas portanto e não foi por isso que perdeu. Têm é treinador...

    Jorge Couto

    ResponderEliminar
  2. Jorge agradeço a atenção. Não será preciso referir que concordo inteiramente. Um abraço.
    AV

    ResponderEliminar

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.