Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

11 de julho de 2013

E uma declaração inequívoca, não?

O que será que Cavaco interpretaria das suas próprias palavras, se fosse um comentador político?
Não há dúvida que Cavaco penalizou as irresponsabilidades de Passos e Portas. Foram, de facto, demasiados actos de irresponsabilidade.
Mantenho a firme convicção que o CDS vai acabar a médio prazo, e esta posição de Cavaco só vem acelerar o processo de questionamento interno.
As grandes dúvidas que me restam são: o que vai acontecer a breve prazo se os 3 partidos não chegarem a entendimento? Passos vai demitir-se já? Eleições antes de 2014? Vai dar legitimidade, depois de a ter tirado ontem, ao governo actual?
Resultam mais dúvidas que certezas desta declaração. Mas declaração inequívocas nunca foram o forte de Cavaco, pelo menos desde que está na presidência da república.

8 comentários:

  1. Deixa-me contradizer-te, mais uma vez.
    O que Cavaco inequivocamente disse, foi, "BASTA DE TAMANHA IRRESPONSABILIDADE, por parte dos partidos e agentes políticos. PORTUGAL, É, TEM, obrigatoriamente um valor superior a todas as equações político-partidárias. Os partidos e agentes políticos brincam com o nosso país, entretendo-se em joguinhos mesquinhos com um só objectivo, chegar ao poder. Fico estupefacto ao ler declarações destes, como por exemplo uma de um deputado da oposição, ontem ao fim da noite. Questiona-se ele, então, "o que é que o psd perde com esta situação?". Ou seja, não está preocupado com as perdas que nós temos, quer que o partido psd, seja punido. Graves são as atitudes destes senhores, que se esquecem que o voto que lhes foi dado, foi com o objectivo de fazer o melhor para o país e não para o seu partido. E foi claramente isto que Cavaco ontem disse.
    ENTENDAM-SE, PROVEM QUE SÃO MERECEDORES DA CONFIANÇA DO POVO PORTUGUÊS, FAÇAM O MELHOR POR ESTA NAÇÃO,NÃO OLHEM PARA O PODER ALI TÃO PERTO, OLHEM PARA O PAÍS QUE ESTÁ AQUI!
    E nós POVO, deveremos, sem dúvida nenhuma e de uma forma cabal, retirar as devidas ilações da classe que nos tem governado.

    ResponderEliminar
  2. Quanto aos comentadores políticos, parecem coelhos em dias de largada.
    Estou em crer que serão um sindicato muito em breve.
    EMPALEM-SE SFF.

    ResponderEliminar
  3. Percebo isso tudo, mas o que vai acontecer em termos práticos se os partidos não se entenderem como têm mostrado historicamente?
    O que vai Cavaco fazer?
    Falou num personalidade para intermediar os contacto entre os partidos, mas não deveria ser ele essa personalidade? Não é o mais alto representante nacional?
    Continuo a achar que há muitos equívocos na declaração de ontem. Prova disso são as interpretações díspares que estão na ordem do dia.
    Quanto à tua opinião sobre os partidos e a forma como dão sempre mais importância ao seu umbigo do que ao país, estou totalmente de acordo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Sou também, e, muitas vezes um crítico de Cavaco, mas desta vez, mantendo aliás a sua linha presidencial, estou de acordo com o que fez. Antes de mais, os partidos, deverão entender-se para um bem superior, que é o nacional.
    Depois se fará a análise das suas atitudes.
    Em seguida, e, concordando contigo, o Presidente deverá chamar a si todas as responsabilidades, uma vez esgotada a hipótese de entendimento dos partidos.
    Quanto ás interpretações díspares....qual é a novidade?
    Cada um avalia consoante o seu próprio interesse, nada mais.
    Como a figurinha que pões em destaque (Silva Pereira), ainda e sempre, "Fomos empurrados para um resgate financeiro, por irresponsabilidade do psd, com o pec ??? não estaríamos nesta situação,...blá, blá, blá...."

    ResponderEliminar
  5. No quadro em que o país atravessa, creio existir por parte do Presidente da Republica na declaração ao Pais de ontem, uma solução que espelha a vontade e o sentimento nacional. Não acreditando na solução que lhe foi apresentada, Cavaco Silva obriga os partidos políticos a colocar à prova o seu interesse nacional acima de qualquer outro, até porque e Cavaco Silva assim tão bem o saberá, a classe politica, está totalmente desacreditada. Haverá certamente quem consiga entender que a frase “ salvação nacional” , tem um significado politico hoje, diferente de ontem , mas haverá certamente quem queira fugir à responsabilidade a que, agora será chamado .E assim se verá, quem verdadeiramente quer fazer parte da solução.
    A sua intervenção, foi sem dúvida nenhuma dizer que, não estivéssemos nós, sob intervenção externa e este governo seria demitido imediatamente, acreditando eu, que não lhe foi dada qualquer garantia de estabilidade política que hoje é essencial para um Pais sob ajuda financeira. Calculando e bem, os custos nacionais no uso poder de dissolução parlamentar ( com a grande vontade que tinha e tem de o fazer) , Cavaco Silva, optou pelo melhor , na altura certa. Usou inteligentemente, os seus poderes constitucionais, que hoje, muita gente ao acordar pela fresquinha manha de um verão quente de 2013, se lembrou de dizer que a solução do PR ,não tem enquadramento Constitucional.
    Quanto uma solução, caso não haja entendimento tripartidário, Cavaco Silva, falhou.
    E falhou só aqui. Porque quando se aponta para um quadro hipotético, há que considerar que, também haverá a hipótese de todas as hipóteses, falharem. Aqui confesso que o Aníbal, podia ser mais claro nas suas afirmações onde, deveria imediatamente dar a solução caso os partidos políticos em jogo não encontrassem uma plataforma de entendimento.
    E aqui, o Pais ficou mais uma vez em suspenso, quando não deveria, visto que à data de ontem, tudo deveria ficar totalmente esclarecido. Irá para a mesa das reuniões o presidente do CES? Será esta a individualidade que Cavaco tem em mente para o ajudar? Digo ajudar, porque Cavaco Silva tem a responsabilidade maior, enquanto chefe de estado.
    Dito isto e muito mais haveria para arguir sobre esta matéria e tantas outras que assolou o País nos últimos dias, creio em suma que; a declaração ontem proferida, foi de um grande sentido de Estado, de um compromisso nacional de larga escala, que de uma vez por todas, tem de se conseguir. Veremos o que se segue e veremos quem o consegue.




    ResponderEliminar
  6. Não achas insólito que numa democracia parlamentar como é a nossa, se ande sempre a "malhar" no Presidente da República?
    Se não faz deveria ter feito, se faz, não deveria ter feito.
    Talvez queiramos soares, o tal que sendo presidente só fez coisa boas, como presidências abertas e descaradas a fazer oposição ao governo da altura. É verdade, a ele tudo se perdoa.
    Responsabilidade, é o que se pede e se espera de todos os partidos.
    Parem de "tapar o sol com a peneira"

    ResponderEliminar
  7. A sede de poder, pelos vistos, consegue conspurcar as mentes.
    Tanta bazófia, tanto assobio, tantas perguntas, tanta hipocrisia.
    Chegou a hora, mostrem o que valem!
    PORTUGAL, PORTUGAL, PORTUGAL!

    ResponderEliminar
  8. Jose Augusto Coelho

    Deixem-me tambem meter a colher.Em minha opinião a intervenção do Presidente só veio acrescentar mais instabilidade aquela em que estamos a viver.
    Poderia perfeitamente penalizar os partidos do poder,porque o merecem, aceitando todavia o novo entendimento e a remodelação governamental. Não o fazendo fica e pergunta. Como ficam as relações entre os parceiros que conduziram á crise ?
    Acordo tripartido até Junho de 2014, e abertura de condições para eleições antecipadas.Sabendo-se o tempo que isto demora, fica a pergunta se valerá a pena eleições antecipadas quando a legislatura termina salvo erro em Maio de 2015
    Sentindo que uma grande parte do trabalho está feito e o pior ainda falta fazer,obviamente que o P.S. nunca mais vai aceitar ficar amarrado a medidas impopulares, porque o que lhe rende neste momento intenções de voto, é a demagogia e o populismo.
    Uma personalidade independente para facilitar os contactos. Muito bem. E onde é que ela está ? Atenção que não estou a dizer que não exista. Mas alguem sensato está disposto a aturar esta tropa ?
    Então e o Presidente de todos os portugueses, não seria a entidade mais qualificada para promover estes contactos, e depois dizer ao Povo quem e porquê não aceitou ?

    Resumindo.De acordo com o Sergio quando diz que o Presidente deveria ter sido mais claro,apontando uma solução para a mais que provavel hipotese de não haver acordo nenhum ,

    Parafraseando o Alexandre Pires, "chutou para canto". E ao Alexandre digo que estou quase sempre de acordo com o que ele escreve, desta vez e sobre "malhar" não estou, porque a democracia parlamentar resulta de regime semipresidencial consagrado na nossa constituição,e se os partidos merecem todos que se malhe neles,um Presidente calculista tambem.

    Cumprimentos ao Duarte pela maneira brilhante como introduz os temas.

    ResponderEliminar

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.