Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

12 de julho de 2013

Bruma, és um triste burro

Sobre toda esta problemática que envolve o jogador Bruma, resta-me chegar a duas conclusões sobre quem são os principais culpados neste processo:

1) sobre o Sporting Clube de Portugal, nomeadamente sobre a forma como os jogadores são formados no Sporting Clube de Portugal;
2) o próprio Bruma.

Naturalmente que a primeira tem uma influência decisiva na segunda.

É imperioso que sejam passados os valores certos aos jogadores da academia. Para que os jogadores percebam a importância que o clube formador teve no seu desenvolvimento.
É certo que em muito depende da inteligência dos próprios jogadores (veja-se o caso de Dier), mas também há com certeza uma falha na mensagem. Não basta formar jogadores de futebol, é preciso incutir valores, não só os valores do clube, mas também valores pessoais, relacionados com a personalidade. Gratidão, respeito e educação são valores que muitos miúdos não têm. A indução destes valores poderá ter uma preponderância mais elevada do que propriamente a relação com os empresários, pois caberá aos jogadores que assimilem estes valores fazer prevalecer a sua opinião junto daqueles que julgam estar a defender os seus interesses.

Citando o saudoso Manolo Vidal: "O Sporting é ímpar na formação do atleta, mas por vezes falha na formação do homem!".

Bruma é mais um protótipo do erro praticado sistematicamente na Academia. Como o foram Moutinho, Simão e muitos outros sem o mesmo mediatismo.
Bruma é o estereótipo dos jogadores de futebol de há 15/20 anos atrás. Só tem jeito para jogar futebol, de resto não passa de um burro. Mas mesmo os burros, apesar da sua idiossincrasia, quando ensinados acabam por aprender. No caso de Bruma, como no caso de noutros, resulta claro que não foram ensinados. E tem que haver formas diferentes de ensinar as mesmas coisas. Por exemplo um rapaz como Dier não precisa de ser ensinado como um burro, porque é suficientemente inteligente para isso. Mas os formadores têm que estar preparados para ensinar burros que saibam jogar à bola e que com isso possam aportar valorização desportiva e financeira ao clube.

Por mais que custe, não adianta culpar as direcções de Godinho e Bruno, nem sequer os execráveis Cátio e Bebiano, porque também estes últimos devem ter um nível de inteligência próximo do de Bruma.

É urgente perceber que a grande parte da culpa está no Sporting, está nos formadores do Sporting. Por muito que custe. Só percebendo isto é que as coisas podem mudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.