Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

28 de novembro de 2012

Oportunidade perdida

Consumo muita informação sobre assuntos económicos e políticos. É assim. Faz parte do trabalho e faz parte dos meus gostos. Sigo com atenção opiniões e correntes mais liberais, mais conservadoras, mais sociais, outras que são uma mistura ideológica, e outras ainda que não são nada mas que até gosto de ler.
Tenho para mim que a social-democracia (não confundir com PSD porque a lógica é inversa) conjugada com um mercado altamente liberalizado (mas prudentemente regulado) e uma legislação necessariamente flexível seria o sistema ideal. Se seria possível colocá-lo a funcionar? Não sei. Se isto significa alguma coisa em termos de correntes ideológicas ou mesmo de ideologia? Também não sei. Provavelmente não.

Mas com isto quero dizer que após ler, ouvir e reflectir sobre o orçamento de 2013 e o que tem sido a governação PSD-CDS, chego a duas conclusões:
- o país estava financeiramente num estado caótico (muito pior do que se imaginava), deixado por uma cambada de socialistas que, caso fôssemos um país sério, estariam todos presos e/ou casos fôssemos um país de gente séria, estariam todos calados e sem aparecer em lado algum;
- este governo perdeu a oportunidade (provavelmente o melhor timing histórico) de fazer as reformas principais que o país precisava (a tal refundação que agora se fala), cedendo aos poderes instalados (municipais, partidários) e tendo receio de confrontar certos filões (orçamento 0 para todas as fundações, privatizar tudo - RTP à cabeça - o que é do Estado).
Não há perdão para qualquer uma destas conclusões. Mas há uma certeza: quem mais sofre com tudo isto é Portugal e os portugueses, mas no futuro também os políticos sofrerão pela falta de crença daqueles que neles têm confiado. Embora sejam formas de sofrer bem diferentes.

Resta, ainda, a este Governo demonstrar que a oportunidade que tiveram pode ser aproveitada, mesmo que não totalmente, o que, sinceramente, já me custa a crer. Perceba-se também que o que digo não invalida que continue a achar que:
- este é o melhor Governo que vi em Portugal, que Gaspar é o melhor ministro das finanças que poderíamos ter, que é uma sorte termos um ministro como Álvaro Santos Pereira, mas a teia de poderes instalados e a falta de coragem dos políticos deste Governo - Passos, Relvas e Portas à cabeça - provavelmente determinará que a oportunidade se perdeu.
- que os socialistas são a espécie política mais asquerosa, mais nojenta, mais torpe, mais bafienta, mais mentirosa, mais aproveitadora (podia continuar porque adjectivos pejorativos há muitos e todos eles cabem nessa gente) que pode haver.

3 comentários:

  1. Dizem alguns analistas que o P. Portas esta´a fazer um excelente trabalho em termos de diplomacia economica, ( a redução das taxas de importação de produtos portugueses em paises como o Brasil, India, mais alguns latino-americanos e mais um do leste europeu que acaba em ão (Uzebequistão ou Azerbeijão ou Turquemenistão) estão a ajudar muito a exportação dos nossos produtos agricolas) Claro que quando alguma coisa começa a correr bem, vem logo uma greve neste caso a dos estivadores para "ajudar" a economia e colocar contentores de fruta a apodrecer no cais. Embora eu neste caso esteja de acordo com as reivindicações dos estivas. Dois exemplos. Só pode ser estivador quem o sindicato autorizar. Horas extraordinárias ao Domingo pagas a mais de 3OO euros/hora é pouco. Coitados.
    Mas voltando á tua analise, hoje gostei bastante da entrevista do P. Coelho, e particularmente quando colocou a Judite de Sousa no registo habitual que ela tem quando na presença do Medina Carreira, ou seja respeitinho.
    Mas nada disto invalida que tenha uma opinião muita negativa da politica de comunicação deste governo. Pergunto-me muita vez ,porque não denunciam assiduamente nas televisões os desmandos dos governos socialistas, que nos conduziram á falência. Tem que ser o Vitor Gaspar (um tecnocrata)e o Paulo Macedo outro a faze-lo porque o Relvas não tem autoridade moral nem politica para tal ? Moral por causa da pseudo-licenciatura e politica porque é muito grande a amizade om o Inseguro que vem dos tempos das juventudes partidárias.
    Então o Relvas que se f..,, e venha outro.

    ResponderEliminar
  2. Que este Governo tem a pior comunicação de que há memória, não há dúvida.
    Quanto à Judite é uma tristeza e não perco mais tempo. Só pergunto o que é que o outro badameco lá estava a fazer se esteve o tempo quase todo sem dizer nada? Porque não terem levado alguém para a entrevista que percebesse alguma coisa de assuntos económicos? Em vez daquela múmia ao lado da Judite.
    Mea culpa, no meu texto esqueci-me de referir o Paulo Macedo por quem tenho a máxima consideração e é provavelmente o melhor ministro deste governo.
    Quanto ao relvinhas, há muito que não devia lá estar.

    Então e a cartinha dos 70 génios que acham que só eles é que sabem o que é o bem da nação? Já nem me refiro à peculiaridade da interpretação de democracia que essa gentinha faz. Cambada de intrujões...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Quanto á carta, nem sei se hei-de rir ou chorar.
    Estas bestas (todos bem instalados na vida) não fazem a minima ideia das dificuldades porque passa boa parte do povo portugûes, falam de fome á mesa dos melhores restaurantes, mas do que fica é mais crise e mais tempo de crise. Nem ao menos uma ideia que seja possivel de concretizar.
    Os subscritores são os habituais. Só falta o Jeronimo e o Arménio. Mas alguns dão vontade de lhe espetar com um pano encharcado na tromba. O Soares como já te disse está senil, e o alemâo está a dar cabo dele, nem merece que se perca um dedo de conversa sobre ele.
    A Clara Ferreira Alves, desde que deixou de ser uma "Santanete" não consegue disfarçar a azia de ter ficado sem "tacho" na Casa dos Bicos e na Fundação F.Pessoa. Pessoalmente acho que devis estar danada era com essa Pilar que agora tambem aparece para aí a berrar.Um português em Espanha nem lhe era permitido dizer bom dia.
    Mas para mim o maior cínico é um tal Manuel Monge (general de aviário tipo Relvas) e só a 2ª maior reforma militar só atraz do Almeida Bruno. Gente com reformas milionárias reclama de quê ?

    Tenho que dar razão ao Passos Coelho. Quem mais reclama foi quem esteve habituado ás mordomias do Estado durante muitos anos.

    Que não lhe falte a determinação, e que brevemente dê outra entrevista esclarecedora como a de ontem, e talvez sejam 2 ou
    3 milhões a ver em vez do milhão e meio de ontem.

    Abraço


    ResponderEliminar

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.