Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

28 de fevereiro de 2013

Alcanena é o município com a 5ª taxa de desemprego mais baixa de Portugal Continental em 2012

A julgar pela infografia do Jornal de Negócios (não há link directo têm que procurar a infografia), o Município de Alcanena tem a 5ª taxa de desemprego mais baixa de Portugal Continental, situando-se nos 8,7% em 2012 (dados do INE).
Melhor que Alcanena só Vale de Cambra (8%), Oleiros (8,3%), Meda (8,4%) e Mortágua (8,5%).
Não obstante, o crescimento do desemprego entre 2010 e 2012 foi de 13,6%. Mesmo assim muito menor que o aumento registado no país.
São dados que demonstram um comportamento relativamente positivo do tecido empresarial nos últimos anos, demonstrando uma certa inelasticidade relativamente à situação do país. Provavelmente a reboque de um tipo de indústria que num contexto de crise nacional tem vindo a saber posicionar-se e a aumentar o peso nas exportações nacionais, quer de forma indirecta quer directa.
Dentro do quadro actual, pode-se considerar que os dados são positivos.

5 comentários:

  1. Julgo que talvez tenha a ver com 5 factores:

    - alguma recuperação do sector das peles nos últimos 5/ anos;

    - a base do intermarché;

    - o facto de muitos trabalhadores das indústrias do concelho serem residentes fora do concelho e, como tal, não contarem para esta estatística (Minde sempre teve muitos trabalhadores fora do concelho, principalmente de Torres Novas e Porto de Mós);

    - a muita emigração que houve nos últimos 4 anos;

    - falta de exactidão deste estudo ou falhas estatística deste estudo... ; )

    ResponderEliminar
  2. Não é um estudo são os dados do INE.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Esta coisa das estatisticas funcionam bem quando interessa e a quem interessa. Mas no caso de Alcanena concordo em absoluto com o el che. É verdade que o sector dos curtumes recuperou alguma coisa depois da crise que houve há anos e modernizou-se e acima de tudo tornou-se mais competitivo.A industria passaou a ser gerida mais por empresários do que patrões como era ainda há poucos anos. Quantas fábricas fechram nessa altura? Até a pioneira da industria moderna, a Constatntino Mota, fechou. Quantos empregados foram nessa altura para o desemprego depois de muitos terem saido quando a empresa começou a andar mal? E Minde? Quantas fábricas fecharam nos últimos anos? Aliás se pudessemos comparar o nº de operários tanto na industria de curtumes como na textil, quantos empregos se perderam nos últimos 20 anos? De resto, tudo o que o elche diz é verdade.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo:
    1) não são estatísticas, são dados que não foram alvo de qualquer tratamento estatístico;
    2) o concelho teve um aumento de 13,6% na taxa de desemprego nos últimos 2 anos, isso é significativo, está dito no post e é obviamente motivo de preocupação;
    3) as razões para isso podem ser várias consoante a perspectiva;
    4) continuo a achar que é de registar o facto do comportamento da taxa de desemprego no concelho ser melhor que o comportamento da mesma a nível nacional.
    Cumps

    ResponderEliminar
  5. Isto, não sei porquê, começa a parecer uma conversas de bêbados. Nem sei se o nome do blogue tem alguma influência. Mas é assim. Nenhum de nós consegue convencer o outro. Somos teimosos. Prontos! Cada um fica com a sua.

    ResponderEliminar

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.