Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

11 de março de 2013

Falácia de uma sociedade ignorante


É frequente ouvir-se dizer que as pessoas de direita não têm preocupações sociais, que não assumem interesse na melhoria da qualidade de vida das classes sociais mais desfavorecidas, que só têm preocupações com o capital, entre outras heresias habituais. Tudo isto, claro está, em contraponto com a esquerda. Os únicos que se preocupam com a equidade social e com as classes mais desfavorecidas, os únicos que lutam pelos direitos da sociedade.
Esta ideia tem passado, ao longo de décadas, para a sociedade comum, com a conivência e ampliação mediática da nossa comunicação social e de toda a névoa ideológica e ética que a caracteriza.
Devo dizer que maior falácia não poderá existir na análise do pensamento político. Perceber que haverão sempre vários meios para atingir um mesmo fim é uma virtude das sociedades democraticamente maduras e intelectualmente desenvolvidas. Não perceber que o debate político e ideológico conjugado com a apresentação de soluções diferentes para problemas comuns é uma das maiores riquezas conquistadas pela sociedade contemporânea, é ter uma percepção completamente dúbia de tudo o que nos rodeia.
Uma sociedade em cuja crença de que a direita não tem preocupações sociais e não procura encontrar as melhores soluções para a equidade social e melhoria do bem-estar dos indivíduos é uma sociedade ignorante. Consequentemente, a ignorância de uma sociedade é directamente proporcional à crença nessa premissa.

2 comentários:

  1. Ao longo dos tempos e ignorantemente, foi atribuído à Direita, uma concepção errada, da sua génese politica. Se disserem – erradamente- que só cabe à Esquerda, as preocupações sociais e o bem comum, então, também erradamente, sou de Esquerda. Mas não sou. A Direita, defende tão bem como a Esquerda, todos os problemas sociais. Como em todas as ideologias, sejam elas de que naturezas forem, haverá diferenças. Se todas as ideologias politicas têm um ponto de partida comum- o bem estar social – a forma para se poderá chegar à meta, poderá ser diferente.
    Temos entre nós, a mais “ nobre” de todas as provas que fazem essa diferença.

    Uns, diziam que a gastar dinheiro, que não era nosso, a endividar os meus filhos e os dos outros (que ainda estão por nascer), a permitir o descontrolo das finanças publicas, onde não se entende, que nunca se pode gastar mais, do que aquilo que se recebe, criar auto estradas ( muitas), era um bom caminho. Eis o caminho que se levou, para se chegar ao que se chegou. Isto é a Esquerda, que lamentavelmente creio, poder voltar a este Pais, para endividar os meus filhos e dos outros, que ainda estão por nascer.
    Outros, advogam, o equilíbrio das contas públicas, o ressurgimento da economia, a criação de emprego, a aposta na internacionalização, bem como o corte do Estado Social, que a Esquerda, já disse não querer discutir e que a própria Esquerda criou, abusando da faculdade Constitucional. Todo , para que o peso da carga fiscal, seja menor, e assim se possa crescer ainda mais..
    O interesse do bem comum é e será, a linha de partida seja da Esquerda seja da Direita. A história, foi mostrando, que afinal ninguém come meninos ao pequeno almoço, assim como a história irá mostrar, quem sabe fazer contas… porque no fim de contas, é de contas que a politica se faz.
    A politica é feita de Homens, para Homens.

    O segredo, está em escolher bem os Homens, cabendo a que um de nós exercer a mais nobre tarefa para a escolha, entre a Direita e a Esquerda.

    ResponderEliminar
  2. Resumindo os vossos pensamentos.
    "CALÇAR A BOTA À MEDIDA DO PÉ".
    Daquelas frases que devem pairar,sempre, nas nossas cabeças.

    ResponderEliminar

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.