Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

24 de fevereiro de 2012

A democracia vai chegando

Já o disse várias vezes: este é para mim o melhor governo de que há memória em Portugal.
Mas Passos Coelho quer mais e pretende instaurar no PSD algo semelhante ao está a acontecer actualmente nos EUA - salvo as devidas distâncias, já que nos EUA as primárias que estão a decorrer são para eleger o candidato a presidente - um sistema de primárias internas para escolha dos candidatos a presidentes de câmara. A medida, mais do que interessante, trará benefícios óbvios nos ciclos eleitorais regionais e será, porventura, o maior garante da qualidade de gestão autárquica que tão necessária é e será.
Porquê? Porque ao promover um debate interno que gerará um candidato do partido abrirá portas a muito mais putativos candidatos e quanto maior a base de escolha maior a probabilidade de melhorar a escolha; abrirá discussão antecipada sobre temas fulcrais, nomeadamente sobre a capacidade de gestão de recursos cada vez mais escassos das autarquias e o modelo de governação ideal para as autarquias (este paradigma é dos que mais está em mutação actualmente nas autarquias); e contribuirá para uma maior mobilização das bases na defesa dos candidatos (provavelmente também aumentará a militância partidária) que saírem legitimados e vitoriosos destas eleições primárias.
Também poderá ter alguns problemas, mas já dizia Churchill:
"A democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.