Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

18 de junho de 2013

A classe dos irresponsáveis

Ainda gostava, um dia, de ver a classe dos professores do ensino público preocupada com:
- a melhoria da qualidade do ensino público em Portugal;
- com os níveis de aprendizagem dos alunos e com os próprios alunos;
- com a convergência do ensino português em relação aos países mais desenvolvidos.

Ao invés, constantemente, tem-se assistido a uma classe preocupada essencialmente com:
- o respeito pelo seu sindicato (isso sim é que é importante);
- o seu umbigo.

Sejamos realistas, como é que uma classe que demonstra tamanha falta de respeito para com a sua própria profissão como demonstraram ontem os professores, pode alguma vez ter capacidade intelectual para se preocupar com as verdadeiras questões do ensino?

Quando os professores que fizeram greve ontem não percebem que apenas prejudicaram os alunos e o ensino e nada conseguiram ou conseguirão com o acto de rebelião praticado, pouco mais há a fazer, senão apregoar rapidamente pela democratização do ensino, nomeadamente, através do mecanismo do "cheque ensino", para que sejam os contribuintes a decidir onde querem colocar os filhos a estudar.
Naturalmente, abrir-se-á uma nova fileira de negócio e de investimento, porque as escolas privadas que existem actualmente não chegarão para a vontade de migração que existirá se uma medida destas for avante.

Ontem, em quantas escolas privadas os alunos foram impedidos de realizar o exame nacional?

8 comentários:

  1. os putos vão ser prejudicados com a greve dos professores, coitadinhos dos meninos que lhes vão adiar o exame e não sabem quando entram de férias: coitadinhos éramos nós, da década de 80, que só tínhamos 2 canais de TV e não havia cá desenhos animados todo o dia, ao fim de semana quando acordávamos de manhã tínhamos que papar com a TV Rural ou com 3 horas de missa, não havia Panda nem Disney Chanel, muito menos internet nem consolas de jogos. Não há exame hoje, há-de haver outro dia, os meninos coitadinhos não hão-de ficar traumatizados para o resto da vida. E parabéns aos professores pela forma como estão a lutar pelos seus direitos e pela qualidade de ensino em Portugal. O etíope do FMI acha que devemos ter mais alunos por turma? Mais do que já há? Nos países nórdicos há 10 anos atrás não tinham mais de 15 por turma (hoje não sei), mas se nós tivermos uns 50 por professor lá podemos mandar mais uns milhares para o desemprego. Voltando ao etíope: agora temos um etíope a sugerir o que devemos e não devemos fazer... ao que isto chegou.

    ResponderEliminar
  2. O seu comentário está pejado de pormenores elucidativos.
    Começa por confirmar o desinteresse total nos alunos e na qualidade do ensino público, avança para insinuações xenófobas, rejubila (contrariando a ideia do post) com uma atitude mas nem sequer argumenta a favor dela (ficando a dúvida se percebeu os motivos da classe para a greve de ontem), volta, para terminar, aos princípios xenófobos.
    P.s. acha mesmo que ter apenas 2 canais de tv e ter o TV Rural em vez do Panda ou o Disney Channel fez das gerações anteriores uns coitadinhos? Eu cá não acho.

    ResponderEliminar
  3. Foi pena este anonimo não ter aprendido nada com a TV Rural. Pelo menos talvez agora fosse capaz de semear umas batatas,mas como deve ser funcionário publico para não dizer professor, e não deve ter filhos .... ao que isto chegou como diz.

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me somente de dois canais, eram o máximo.
    Lembro-me de ver Tv Rural, não percebia quase nada, mas adorava.
    Não me lembro do Disney, nem do Panda, muito menos de internet ou consolas.
    Lembro-me de um Grande Professor, de uma sala de 40 alunos.
    Lembro-me de ter aprendido muito.
    Mas também me lembro de uma frase que continua a acompanhar a minha vida:
    "Primeiro as obrigações, depois as devoções".
    E Lembro-me de ser "escurinho" nessa altura.
    ...continuo a sê-lo!

    ResponderEliminar
  5. Conseguiram no passado com as greves que a avaliação não fosse avante, 2 anos volvidos percebe-se quem precisa ser avaliado.

    Regalias a mais e um longo período de férias faz mal a muita gente.

    ResponderEliminar
  6. Mas com os delegados sindicais que temos ainda alguém espera aprender alguma coisa?

    ResponderEliminar
  7. Se temos legitimidade, para questionar o quando nos custa a despesa com os responsáveis da nação, também teremos a mesma legitimidade, para saber quando nos custa a despesa com sindicatos e os montantes que são transferidos em sede OE... Gostava de saber em especial, quando nos custou em 2012 e o que nos irá custar em 2013.

    ResponderEliminar
  8. Como diz o Miguel Sousa Tavares: " em 30 anos de democracia nunca vi um sindicato apoiar um ministro". Sinceramente até penso que grande parte dos professores nem queria fazer greve.
    Agora ridículo sim é um ministério ir para negociação com a frase "isto vai ser assim. digam o que acham?",

    Ridículo é ter uma sala com 36 alunos maioritariamente selvagens, e não como os dos anos 80 que aí as regras eram outras,e pedir que um professor sem autoridade lhes ensine algo,

    Ridículo é os alunos não chumbarem, isto desde que o sócrates se lembrou que afinal somos todos génios por aqui,

    Inacreditavelmente ridículo é o Mario Nogueira, o Homem nem se deve lembrar do que é uma sala de aulas além de ser um daqueles que está alí desde o 25 de abril e claramente tudo o que diz está impregnado de guerrilhas pessoais com os membros do ministério gente desta é que não precisamos de certeza.

    Abraço

    ResponderEliminar

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.