Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

23 de agosto de 2012

Pastéis há muitos!

Ontem fui ao Nata Lisboa experimentar os pastéis de nata e ver o conceito que tem sido tão falado. A julgar pelo espaço e pelo conceito, penso que tem sido até falado demais, o que demonstra que a campanha de meios está a ser brilhantemente realizada.
É um pastel de nata bom, não é excelente. Mas isso nem foi o que mais me motivou a ir. Verdade seja dita, o único motivo que tive para ir foi a companhia de quem me desafiou a ir. Ia eu a dizer que o que me motivou a aceitar a sugestão de ir ao Nata Lisboa, foi tentar perceber o conceito, mais concretamente a valorização do mesmo.
O objectivo dos criadores do conceito é franchisar em Portugal e "no Mundo". Para Portugal o valor do franchising é de € 35 mil e no lá fora são uns incríveis € 200 mil. Ora, aqui é que aparecem as minhas reticências em relação a este negócio.
Mas que força tem a marca Nata para se vender por € 35 mil? Estamos a falar de um café minúsculo que vende uns refrescos, café e pastéis de nata. Qualquer pessoa cria isso por muito menos dinheiro e facilmente mais atraente. São os pastéis de nata assim tão bons que justifiquem o investimento? Claramente que não. Além de que à partida parece ser um negócio de modas e ainda se devem fazer contas a um contrato mensal de compras de pastéis de nata ao franchisador.
Em relação ao franchising fora do país, mais do que descontextualizado é patético o valor.
Ou muito me engano ou dentro de alguns anos este conceito subsistirá em Lisboa e noutros locais do país e do mundo só existirão lojas próprias da marca Nata. Porque franchisados, parece-me de todo improvável.

3 comentários:

  1. Gosto muito de pastéis de nata!!!..mas na verdade, gosto de muito poucos...e os da Nata Lisboa, não fazem parte do meu top 3!..não são mesmo nada de especial!!!

    O espaço é engraçado, simpático...com uma entrada fantástica pela galeria Fabrico Infinito e a livraria Babel...espaço de esplanada agradável para um café ou refresco, dois dedos de conversa de final de tarde e boa companhia..mas só isso!!
    Mas, sem dúvida, a bebusiness está de parabéns..têm aparecido em tudo quanto é comunicação social!!!
    --

    Top 3 dos meus Pastéis de Nata:
    :::1|Teresa do Acácio (Padaria Sana)!!..e então morninhos!..
    :::2|Pastelaria Milano..
    :::3|Pastelaria Gena

    E também gosto dos Pastéis de Belém, em Belém...mas não gosto de comer lá..muito barulho, muitos turistas.......

    Por falar nisso, ia agora bem um pastel de nata da Teresa....

    J.

    ResponderEliminar
  2. Bom, na realidade isto tem muito de verdade, Locais Nata Lisboa lá fora que fecharam; Ibiza, Madrid, Barcelona, Zaragoza, enfim, Pamplona e Bilbao serão as próximas a fecharem! Uma autentica FRAUDE!

    ResponderEliminar

Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.