Ontem no telejornal da RTP, a propósito das novas tabelas de retenção na fonte, apresentaram-se uns exemplos de cálculos de remunerações que foram bem elucidativos da forma como se lá fazem contas.
Será que não existe um jornalista naquela redacção que saiba fazer contas? Ou melhor, que saiba fazer bem contas. Melhor ainda, que saiba fazer contas sem falácias?
É que além do erro técnico de só incluir o aumento evidenciado nas tabelas de retenção, ou seja, sem contar com a sobretaxa de 3,5%, ainda foram capazes de demonstrar, falaciosamente é certo, que o rendimento mensal das famílias vai subir caso optem (no caso dos privados, já que na função pública não haverá esta opção) pela possibilidade de receber metade dos subsídios em duodécimos.
A questão não está nesta última parte, mas está em querem passar a ideia de que, o "enorme" aumento de impostos afinal não vai ter assim tanto impacto, porque no final do dia o efeito no rendimento mensal das famílias até será positivo. Haverá argumento mais falso e falacioso?
Por estas e por outras é que não costumo perder tempo a ver telejornais nem programas pseudo-informativos, mas ontem lá me distraí. Prometo que vou estar mais atento para não me deixar enlear neste mundo de incompetência...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Olha que a rodada que estás a pedir é para pagar. Por isso pensa bem se queres mesmo pedi-la.