Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!

28 de setembro de 2012

Tudo em aberto

Não sou defensor de que este Governo está acabado e que seria necessária uma alteração de Governo. Acredito que poderia e deveria haver uma pequena remodelação (historicamente generalizada e facilmente compreensível), mas não me coíbo de ponderar e analisar diferentes cenários.
Se o cenário de eleições antecipadas é dos que menos interessa (por várias razões, mas acima de tudo porque os partidos estão mandatados pelo povo português para governar mais 2 anos e meio), o cenário de substituição do Governo poderá ter algum cabimento, embora ache muito complicado. Mas se, porventura, acontecer, a minha aposta/desejo será inteiramente para/por Rui Rio, tal como defende Pedro Quartin Graça aqui.

Tori Amos


A Ipsilon de hoje (pag. 24 e 25) traz um artigo sobre o novo álbum de Tori Amos - Gold Dust - que será um revisitar de temas mais antigos (principalmente do 1º álbum - Little Earthquakes) acompanhados pela Metropole Orchestra. Será o seu segundo álbum com chancela Deutsche Grammophon, o que não é muito comum para uma intérprete pop/rock, mas que diz tudo sobre a qualidade musical desta estrondosa cantora, compositora, pianista e música.
Nunca veio a Portugal, mas já tive o prazer de ver duas vezes ao vivo. E para o ano espero ver novamente, só não sei onde.

Peixeirada

Ontem ali para os lados de um bairro de Lisboa.

27 de setembro de 2012

RTP

Se motivos faltassem para privatizar a RTP, sejam de cariz económico, financeiro, social e até ético, basta ver o telejornal que está a dar. Uma vergonha de jornalismo, sem critério, propositadamente confuso e com uma linha editorial obtusa.

Leituras




Quedo-me, nesta altura, com "Novos Contos da Montanha" de Miguel Torga.
Razão? Só tinha, até hoje, lido Torga em poesia e já tinha curiosidade há algum tempo.

Li por acaso o conto "Alma Grande" na semana passada. Entusiasmou-me a escrita, a descrição de uma zona do país ostracizada e o facto de gostar de conhecer os autores pelos contos. Quando os há.

26 de setembro de 2012

Buscas

O Ministério Público, após esperar mais de um ano (no caso de Mário Lino ainda mais), resolveu fazer buscas às casas de dois ex-ministros socialistas e ao arquitecto e engenheiro das PPP's Paulo "Lixaste-nos a Todos para os próximos 20 ano" Campos.
Ora, a questão que se impõe é:
Estes gajos tinham assim tanta coisa escondida e a esconder que demoraram mais de um ano para se livrarem desse material? Imagino as vezes que o Ministério Público deve ter ligado para marcar as "buscas"?

Espelho meu


Questões verdadeiramente importantes

42 Fundações vão ficar sem parte dos apoios.
10 Fundações vão ficar sem apoios.
17 Fundações vão ser extintas.

Então e a do Soares? Só uma redução de 30%?

25 de setembro de 2012

E tudo muda

Elias não jogou, Izmailov jogou no meio (como já o tinha feito com o Basileia) e o futebol do Sporting ganha outra dimensão e velocidade. Apesar de não embandeirar em arco com um 2-1 ao Gil Vicente em casa, a remontada do resultado pode muito bem ser o clique para que a época comece a ganhar contornos de normalidade e concordância com a qualidade do plantel.
Isto, claro, se o Elias não voltar ao onze (com excepção dos jogos grandes, que são os únicos em que pode ser útil).

24 de setembro de 2012

Inevitável

Por causa de uma constituição ridícula, desactualizada, descontextualizada, sanguessuga e socialista, vamos (os trabalhadores do privado) ficar sem um dos subsídios em 2013. Era mais do que previsível. Já o tinha referido, aqui.
A grande questão é que, mais uma vez, não se está a mexer no lado da despesa mas sim no lado da receita. Como é que se pode fazer um esforço de redução da despesa, quando constitucionalmente não é permitido que se reduza a maior das rubricas de despesa do Estado?

21 de setembro de 2012

Conselho de Estado - Importante

A esta hora já se venderam mais pasteis de belém (ou de nata) e imperiais que nas últimas duas semanas. A julgar pelos milhares de manifestantes...

Para inglês ver



Foi o que se passou ontem com o encontro entre as direcções dos dois partidos do governo.
O momento é complicado, Portas com a sua habilidade política preferiu mais uma vez os seus interesses (prevendo com isso todos os cenários) aos do país e é isso que conta e que deve ser retirado do último Conselho Nacional do CDS. É um partido, com a actual liderança, que governa para si e não para o país. É um partido, com a actual liderança, com um tacticismo político nada coadune com a actual realidade político-social de Portugal e é um partido, com a actual liderança, que engana os portugueses com a sua mensagem, já que não é difícil perceber que a descida da TSU mais não foi que uma exigência da troika e que o CDS sabia de antemão o que se estava a negociar (basta analisar as declarações do ministro Mota Soares quando a TSU foi anunciada).

20 de setembro de 2012

Esquizofrenia

Não há duvidas. Sá Pinto é esquizofrénico! Vê jogos que mais ninguém vê. Esquece-se é que a realidade não muda por mais que queira tentar convencer as pessoas com os seus patéticos discursos. Ridículo!

P.s. se houve algum momento decente no jogo foi proporcionado por Izmailov, mais uma vez o pior jogador do Sporting foi Elias. Quando Sá Pinto tiver a coragem (o gajo não costumava ser corajoso?) de deixar Elias de fora, as pessoas até vão achar que ele é um grande treinador porque vão ver imediatamente a equipa a jogar à bola.

Conselho para hoje

Sá, meio caminho andado para hoje conseguirmos ganhar ao Basileia é:

1) Tirar o Elias da equipa; e
2) Colocar o Izmailov a 10.

Parece pouco não é? Mas se pensarmos que um é o travão da equipa e o outro, mesmo coxo, é o melhor jogador da equipa, e por isso mesmo deve estar o mais próximo possível dos centros de decisão até porque as lesões há muito lhe negaram fulgor para jogar numa ala, está muita coisa em jogo só com estas duas alterações.

Desonestidades intelectuais

Gosto de seguir os escritos de Eduardo Pitta, nomeadamente os escritos sobre literatura e as críticas e crónicas sobre livros que escreve na Sábado e na revista Ler. Por essa razão e por escrever bem acompanho o seu blog. Considero-o uma pessoa inteligente. Mas é interessante observar que quando o tema é política e questões partidárias e ideológicas, a inteligência esfuma-se e apodera-se sobre esta gente uma gigante dose de enviesamento e desonestidade intelectual. Este post é a prova do que me refiro. Confundir e diabolizar a direita e o conceito de neo-liberalismo com inverdades e conclusões no mínimo ridículas demonstra claramente que por vezes, mesmo as pessoas inteligentes, têm bloqueios ao raciocínio que não têm a mínima explicação e que em nada abonam a seu favor.

19 de setembro de 2012

Só para lembrar

Toda a gente devia andar com uma impressão deste quadro:

M€
20042011Variação
Dívida Pública Portuguesa90.739174.89192,74%


Quem foram os responsáveis? Valeu a pena? Gerou emprego? Gerou crescimento?

Façam o exercício de responder a estas questões e depois, se forem intelectualmente honestos, perceberão o enorme buraco onde estamos metidos e quem são os responsáveis por isso.

18 de setembro de 2012

Educação

Recebi hoje um mail com este conteúdo:

Escrito pelo David Almeida (actor) no facebook:

"45 mil candidatos ao ensino superior e 85 mil à Casa dos Segredos. Acho normal, porque tem mais saídas profissionais, podes ser actor, apresentador de tv, relações públicas de discotecas, namorada de um jogador de futebol, trabalhar no varão ou em bares com sofás e champanhe, ser acompanhante de luxo. Enquanto um curso superior garante-te desemprego."

Gosto sempre destas miseráveis opiniões vindas de pessoas que não conseguem perceber que um curso superior é muito mais do que um simples carimbo no passaporte para o emprego.
Mas talvez seja por isso que a maior parte dessas opiniões sejam proferidas por quem não tirou um curso superior e não percebe nada do que se passa no mundo.

Inconstitucionalidades

Aliás, o governo tem o dever de apresentar um plano concreto e duro de redução da despesa. Passos e Portas têm um mandato claro para cortar na despesa, para sodomizar as PPP e fundações, para meter as CPs e Carris na ordem, para fechar câmaras e freguesias, para fechar institutos e repartições com o consequente despedimento dos funcionários públicos que estão a mais. Sem esta reestruturação do Estado, que permita a redução da despesa corrente, os contribuintes vão continuar a ser assaltados todos os anos.

Não serão todas estas medidas, apesar de essenciais e (as únicas) verdadeiramente estruturais, declaradas inconstitucionais assim que as tentem implementar?
Haverá salvação para este país enquanto a actual constituição vigorar?

Partidos, literalmente

Numa fase em que todos os partidos políticos deveriam assumir seriamente as suas responsabilidades temos o líder da oposição a dizer que, por um lado, o Governo deve cumprir a legislatura, e por outro, que vai apresentar uma moção de censura. Temos o líder do mais pequeno partido da coligação governamental a dar uma de "falso-sonço" a falar em patriotismos de forma bacoca e até irresponsável. Temos o principal partido do Governo fracturado ideologicamente com o caminho a seguir, voltando à realidade o ninho de ratos que o PSD é desde há muitos anos. E temos os outros dois parolos que continuam a alimentar o seu próprio espectáculo degradante sem a mínima noção da realidade global.

Para papalvos

A entrevista do Tó-zé ontem na RTP1 devia constar num dicionário multimédia como significado da palavra demagogia.
É realmente triste ter um líder do principal partido da oposição que decora um tipo de discurso, repetindo-o incessantemente, proferindo banalidades atrás de banalidades, exonerando-se das responsabilidades assumidas pelo partido que lidera e que foi o principal responsável pela situação que vivemos, bem como de todo um passado recente de políticas do mesmo partido, afundando-se num mar de incongruências e apresentando medidas irrealistas, supostos trunfos mediáticos não quantificados (o imposto sobre as PPP's é um exemplo que diz tudo sobre a seriedade deste badameco político) e ideias tão estapafúrdias que não me merecem qualquer comentário (aquela linha de 5 mil milhões que ia pedir ao BEI).

17 de setembro de 2012

Timing certo

Quando perspectivava que o timing que escolhi para as férias deste ano não fosse o perfeito, a actualidade política e social do país encarregou-se de me provar exactamente o contrário.
Afinal não poderia ter escolhido melhor o timing das minhas férias.
Mesmo quando a manifestação poderia tornar-se uma ameaça ao meu descansado e desinteressado (não confundir com desinteressante) período de férias sem notícias e "fora" da realidade, eis que um casamento me manteve na órbita das férias.
Por isso, para quem estaria à espera de qualquer coisa neste blog (se é que alguém espera alguma coisa) sobre TSU's, Conselhos Nacionais do partido da oposição coligação, manifestações, imolações estapafúrdias, troikas e afins, vão ter que esperar e provavelmente desesperar, porque não sei se me apetece ler notícias com mais de uma semana para chegar à conclusão que o maior activo que este pais tinha - a coesão social num dos momentos mais conturbados da nossa história - levou um forte rombo.
Caberá a quem responsabilidades políticas tentar remendá-lo. E pelo que noto não me parece que alguém esteja interessado em fazê-lo. Por isso o barco vai continuar a navegar mesmo com o rombo que levou, na esperança, porém, de que consiga alcançar o porto de abrigo a que foi destinado.
Concordando muito ou pouco com a fórmula seguida, não tenho outra hipótese que não seja aceitá-la (e pagá-la), porque infelizmente todos temos de pagar (e de que maneira) os anos que alguns escolheram viver comandados por gente que agora abandona o barco, não sem antes o deixar ainda mais armadilhado.

11 de setembro de 2012

Curiosidades

Enquanto a Zon apresenta novidades tecnológicas com a frequência que tem reduzido a Meo a uma insignificância confrangedora no que à inovação tecnológica e à melhoria das condições do serviço dizem respeito, a Meo faz publicidade a vangloriar-se pela exclusividade de um canal com relevância (esperada) d'A Bola Tv.

11 de Setembro

6 de setembro de 2012

Ainda na Zambujeira do mar

Zambujeira do mar



p.s. a mancha já é problema do iPhone.