A indústria portuguesa de calçado está cada vez mais internacionalizada, continua a crescer e coloca no exterior sensivelmente 95% da sua produção. Nos nove primeiros meses do ano, as exportações portuguesas de calçado cresceram 20%.
A economia nacional estabeleceu um novo recorde de exportações para Espanha em Outubro, ao atingir os 1,9 mil milhões de euros. O montante fez com que, pela primeira vez, as exportações para o país vizinho superassem as importações.
As exportações portuguesas para a China aumentaram 52,8% até Novembro, contra o mesmo período de 2010, com a China a comprar produtos no valor superior a 805 milhões de euros, revelam dados oficiais.
Depois do envio de José Sócrates para um centro de novas oportunidades em Paris e na iminência de Santana Lopes privatizar o Totobola, os sócios desta Taberna sentiram-se obrigados a tomar as rédeas do país, tendo como base de comando este espaço!
30 de dezembro de 2011
Tenho para mim...
...que foi Paulo Futre quem assessorou a venda da EDP aos chineses.
Afinal onde está o capital? Na China! Quem já o dizia há muito tempo? Paulo Futre! Provavelmente o "macroeconomista" que mais acertou nas previsões durante 2011.
isto tem a ver com
Actualidade,
EDP,
Paulo Futre
29 de dezembro de 2011
28 de dezembro de 2011
Para os choramingas
Será que os parolos das associações (que as há de tudo e mais alguma coisa!, grande parte delas sem sentido de existência e que nós sustentamos!) não percebem que não ganham credibilidade nenhuma em andar sempre a choramingar e a profetizar desgraças? Quantas vezes já ouvimos o Ai Jesus das associações ligadas, neste caso, ao Turismo a dizer que está tudo em queda e que vai tudo acabar e que é só hotéis a fechar e bla bla bla... Pois aqui ficam uns dados recentes:
As receitas turísticas do Algarve subiram 6,2% de Janeiro a Outubro, tendo atingindo os 546,5 milhões de euros, de acordo com os dados do Turismo do Algarve.
Nos primeiros dez meses do ano, o Algarve recebeu 2,8 milhões de hospedes, mais 6,3% do que o registado no homólogo.
Quanto às dormidas, o incremento foi de 7,2%, para os 13,3 milhões.
Quanto aos passageiros que chegam de avião, esses também aumentaram no período em análise, em 6,1%, para os 311,4 mil. Apesar da quebra do mercado alemão, os mercados do Reino Unido e da da Holanda e de Portugal suportaram o crescimento.
Em Outubro de 2011, os campos de golfe do Algarve apresentaram um total de 131.189 voltas, representando um acréscimo de 4,1% face ao mesmo mês de 2010.
Taxa de ocupação das unidades Hoteleiras do Alentejo já é de 80% e até sábado "tudo vai estar a 100%".
Em vez das choraminguices, devíamo era enfrentar os novos desafios e as associações que servem para alguma coisas fazem isso mesmo, vão a feiras internacionais, apresentam-se em nome de um sector, comunicam um produto comum, recebem feedback, trabalham o feedback, sistematizam informação aos seus associados, defendem os associados em questões realmente importantes, mas não passam a vida a choramingar!!
Se calhar queriam que a ocupação fosse superior a 100%...
À atenção dos profetas da desgraça lusitana II
De acordo com dados do Banco de Portugal, em 2011 (Janeiro a Outubro), as exportações portuguesas de Serviços ascenderam a 16,1 mil milhões de euros, que representa um aumento de 9,7% face a igual período de 2010.
Em 2011 (Janeiro a Outubro), a Balança de Pagamentos Tecnológica Portuguesa registou exportações no valor de 1.043 milhões de euros, um aumento de 13,5% face a igual período de 2010.
Em 2011 (Janeiro a Outubro), a Balança de Pagamentos Tecnológica Portuguesa registou exportações no valor de 1.043 milhões de euros, um aumento de 13,5% face a igual período de 2010.
À atenção dos profetas da desgraça lusitana
Li hoje no Público que 1/3 dos desempregados do Luxemburgo são portugueses, o que representa 4 mil e tal pessoas. É preciso perceber que a população portuguesa não chega a representar 20% da população total luxemburguesa, ou seja, é muito maior a % de desempregados que a % de população. Isto quer dizer que a situação para os portugueses que lá estão e os que para lá vão não está fácil. Muitas são as razões para esta realidade, mas as principais têm que ver com as alterações do tecido industrial e empresarial, outrora assentes na indústria do aço, em empresas de construção (e relacionadas) e hotelaria. Actualmente o Luxemburgo é essencialmente um país de serviços, com especial enfoque no sector financeiro, o que, em muitos casos, causa uma clivagem entre procura e oferta de trabalho para os portugueses que se encontram em situação de desemprego. A oferta de emprego actualmente é exigente e requer qualificações, não só lectivas, mas também sociais. Quem as tem que ande para a frente e aproveite as oportunidades que o mundo dá! Se não for cá é noutro lado! Agora ouvir putos licenciados em manifestações e em conversas de café a dizer que o motivo para se estarem a manifestar ou para andarem chateados com a vida é que se licenciaram há 2 meses e não têm emprego?? Foda-se ponham-se ao caminho! A quantas empresas já foram pessoalmente? Quantos mails já mandaram? Mas que ideia primitiva essa de que um curso é garantia de emprego! Tou farto de queixinhas! Esse síndroma bem português!!
Vantagens de um país...
...que tem a sorte de não ter nenhum José Sócrates.
A Itália mal sentiu os mercados a pressionar fez uma coisa simples, mudou de governo, trocou o rosto de quem comanda, trocou a forma de governar e num mês deixa de se financiar a 6,5% e consegue financiar-se a 3,25%. Pode ter sido momentâneo, pode sim senhor, mas pelo menos o sr. Sílvio teve a hombridade de sair de cena quando percebeu que seria mais um problema que uma solução para o seu país. Aqui em Portugal aconteceu o que todos sabemos...
20 de dezembro de 2011
Medidas Estruturais
Isto sim são as famosas medidas estruturais que todos exigem!
O ministro das Finanças anunciou a entrega no Parlamento ainda este ano de uma proposta de Lei que, garante, resolverá para sempre os problemas do descontrolo orçamental no Estado. Como? Obrigando a que qualquer assumpção de compromisso fique dependente da existência efectivas de fundos. Ou seja, previsões de receita deixarão de chegar para poder assumir despesa.
Já imagino as críticas e a tristeza de alguns... "Que la sigan chupando".
O ministro das Finanças anunciou a entrega no Parlamento ainda este ano de uma proposta de Lei que, garante, resolverá para sempre os problemas do descontrolo orçamental no Estado. Como? Obrigando a que qualquer assumpção de compromisso fique dependente da existência efectivas de fundos. Ou seja, previsões de receita deixarão de chegar para poder assumir despesa.
Já imagino as críticas e a tristeza de alguns... "Que la sigan chupando".
Democracia
Vulgarmente denominada de Coreia do Norte, a denominação oficial deste país é República Democrática Popular da Coreia. Portanto, a minha dúvida é simples: quando é que se vão realizar as eleições para eleger o sucessor do "Querido Líder"?
P.s. Será que vai alguém do PCP ao funeral?
P.s. Será que vai alguém do PCP ao funeral?
isto tem a ver com
Actualidade,
Democracia,
Dúvidas que me assaltam
Chiuuu! Não se podem dizer verdades!
É frequente ouvir os habituais paineleiros de jornais, telejornais, opinadores, população, politicos e demais intervenientes nesta nossa pobre sociedade clamar pela verdade e sinceridade dos que nos governam. Hipocrisia pura, meus caros! Ninguém quer ouvir a verdade ou a sinceridade, porque isso não se pode dizer! Cai o Carmo e a Trindade quando se dizem coisas óbvias, verdadeiras e sinceras. Ora, a realidade é esta, não é boa, aliás é péssima, mas não a podemos alterar, pelo menos nos próximos 2/3 anos, portanto, se preferem continuar com tretas do que é politicamente correcto, do que pode ou não ser dito, se é grave ou menos grave, isso é uma opção. Mas é uma opção para um grupo e uma classe de pessoas que nada faz e/ou fez para alterar as coisas e que agora se recusam a ver a realidade. Para quem percebe a realidade, só há um caminho! Enfretá-la e contrariá-la! Se isso tiver que implicar a emigração, então que seja! Que não é uma decisão e uma atitude fácil de tomar? Claro que não. Mas que se pode e deve dizer, isso pode! Ainda mais quando é dito de forma sincera por quem nos governa e está completamente encruzilhado num pântano herdado! E mais importante, por alguém que parece ciente da realidade! E isto é bem diferente de ter a maralha socrática como farol do nosso país! Para enfrentar a realidade é preciso deixar as tretas de lado!
P.s.1 Se calhar esta gente preferia continuar a ter um mentiroso como PM, a falar em números fictícios de criação de emprego.
P.s.2 A propósito do MarceloRS, deixo uma pequena frase, que ouvi já não sei onde, mas que para mim resume fielmente as opiniões deste senhor: "Concordo com tudo o que diz o Marcelo, menos nos assuntos dos quais tenho conhecimento!".
isto tem a ver com
Actualidade,
Orgulho nacional,
Socialistas cara de pau,
Triste sina,
Vamos lá portugueses
16 de dezembro de 2011
Curiosidades
Factos chocantes no mundo da música. Por exemplo:
Barbara Streisand vendeu mais discos que os Pearl Jam, Johnny Cash e Tom Petty juntos!
Mais aqui.
Barbara Streisand vendeu mais discos que os Pearl Jam, Johnny Cash e Tom Petty juntos!
Mais aqui.
Os nossos deputados...socialistas são assim:
«Estou a marimbar-me que nos chamem irresponsáveis. Temos uma bomba atómica que podemos usar na cara dos alemães e franceses. Essa bomba atómica é simplesmente não pagamos»
É fácil perceber porque é que chegámos a este ponto!
Nem os habituais irrealistas do BE conseguiriam ser tão irresponsáveis, ou melhor, tão atrasados mentais como este tal de Pedro Nuno Santos. Só tenho pena de ser mais um a denegrir o ISEG.
É fácil perceber porque é que chegámos a este ponto!
Nem os habituais irrealistas do BE conseguiriam ser tão irresponsáveis, ou melhor, tão atrasados mentais como este tal de Pedro Nuno Santos. Só tenho pena de ser mais um a denegrir o ISEG.
isto tem a ver com
Actualidade,
Socialistas cara de pau
9 de dezembro de 2011
Sim
O que me apetece é pensar que sim! Que vamos conseguir dar a volta a isto, que este governo vai por as contas na ordem, que dentro de ano e meio/dois anos vamos começar a ter condições estruturais para iniciar uma perspectiva de crescimento (moderado, obviamente) que permitirá voltar a colocar a taxa de desemprego a níveis aceitáveis, como estava, aliás, antes de Sócrates e a sua maralha chegar ao poder. Mais importante, espero que a grande maioria das pessoas percebam finalmente que não podem gastar mais, um euro sequer, do que aquilo que ganham. A dívida privada portuguesa é assustadora. Sim, quero acreditar, e acredito que vamos conseguir.
Não
Não, desta vez não vou perder o meu tempo a comentar idiotices e burrices vindas do pior actor político (?) que Portugal alguma vez teve.
isto tem a ver com
Actualidade,
Coisas minhas,
Socialistas cara de pau
8 de dezembro de 2011
Coisas de crianças
Sócrates disse em Paris que pagar as dívidas do estado é coisa de criança, que foi assim que aprendeu, e que estudou!
Devia era ter dito que a Universidade onde aprendeu, já faliu....
Devia era ter dito que a Universidade onde aprendeu, já faliu....
6 de dezembro de 2011
Nulidade
Ontem, JASeguro foi convidado, pasme-se, para uma conferência (tipo Brunch) do Diário Económico. Logo aqui começam as incongruências. JASeguro, um absoluto ignorante no que à Economia diz respeito (confirmado ontem pelo próprio), ser convidado por um diário, dito Económico. Mas ok, dando de barato esta situação, o que vem a seguir é que merece destaque. Negativo, obviamente, vindo de quem vem. Então não é que o líder dos socialistas defende que os países que poupam, por gastarem menos do que recebem (um ideal e que Portugal raramente conseguiu), ou seja, que têm excedente orçamental, "deviam colocar esse dinheiro para dinamizar o consumo interno e estimular o sector exportador de países como Portugal.". Bem, se isto fosse dito num programa humorístico por um Bruno Nogueira ou um Miguel Guilherme, garanto que me fartava de rir. Assim tenho mais uma vez pena do socialismo (como conceito ideológico), dos socialistas (principalmente dos que conheço) e mais ainda de quem alguma vez votou no PS para governo em Portugal (e foram muitos ao longo destes anos). Que JASeguro é um líder a prazo até que Costa se decida a assumir as suas responsabilidades toda a gente sabe que sim, que JAS não empolga ninguém também se sabe, que JAS não consegue sequer dominar os deputados da sua bancada parlamentar socrática também se ficou a saber recentemente, que JAS não percebe nada de economia já desconfiava e ontem veio a certeza, agora que JAS não percebia nada de nada do que se passa no mundo, confesso, foi uma absoluta surpresa. Pena. Parecia alguém ponderado e com sentido de responsabilidade. Talvez lhe tenham impingido esta ladainha. O que ainda me dá mais pena.
5 de dezembro de 2011
Para o Francisco
Contrariar o que por vezes nos surge repentinamente na vida como um acto consumado ou uma infeliz fatalidade, exige muito mais de cada um nós do que se possa pensar. Acreditar que é possível ver a vida de uma maneira diferente, assumir o que somos de forma consistente, curar a nossa dependência da opinião e pensamento dos outros e acima de tudo saber encontrar o próprio espaço, pode ser um acto heróico, uma busca incessante, um caminho tortuoso que raramente tem final à vista, mas cujos abrigos, os que naturalmente surgem e os que esforçadamente encontramos, poderão bafejar de sucesso esta tão longa e pessoal jornada, substituindo-se a um final quimérico e perturbador de alcançar. Aconchegando-nos na naturalidade de um ambiente tantas vezes procurado. Encontra o teu abrigo.
Tudo melhora sem os socialistas II
Definitivamente o lastro de actuação de Constâncio desapareceu do Banco de Portugal. Ainda bem. Era essencial. O lastro de asneiras é que não desapareceu, nem desaparecerá, infelizmente, nos próximos anos. De qualquer forma as notícias são boas, o modus operandi de Carlos Costa faz-me crer que teremos o Banco de Portugal como uma parte da solução e não como um criador de problemas, um ninho de corrupção e um antro de incompetência, como aconteceu enquanto Constâncio lá esteve.
isto tem a ver com
Actualidade,
Socialistas cara de pau
2 de dezembro de 2011
Euro 2012
Alemanha, Holanda e Dinamarca. Mais difícil era impossível.
isto tem a ver com
Euro 2012,
Paulo Bento "O Casmurro"
SE
JASeguro afirma que se fosse ele a liderar o país, o ano de 2012 "seria melhor". Não tenho dúvidas disso, tenho é a certeza de que os próximos 3 ou 4 seriam bem piores do que actualmente se prevêem. Mas o SE de Seguro só seria possível, SE:
- não tivesse existido Santana e (principalmente) Sócrates e Guterres;
- ele tivesse no Governo com maioria absoluta;
- não fossemos governados pela Troika;
- o PS não tivesse subscrito o memorando da Troika;
- os portugueses continuassem o seu fado auto-destrutivo;
- o crédito fosse ilimitado como o PS pensava que era;
- a filhadaputice dos seus parceiros de partido não fosse, finalmente acrescento eu, penalizada e reconhecida pelo povo, esperando, acrescento eu novamente, que se mantenha, esta penalização, por pelo menos mais 8 anos mais coisa menos coisa.
isto tem a ver com
Actualidade,
Socialistas cara de pau
Subscrever:
Mensagens (Atom)